Conteúdo da comunidade: as respostas refletem a participação dos usuários e não substituem orientação profissional ou fontes oficiais.
Com declaração se aproximando, quero montar um checklist pessoal para investimentos: Bens e Direitos, DARF pendentes, informes de corretora, prejuízos acumulados. O que mais vocês incluiriam para não cair em erro bobo? (Não é checklist oficial — só organização pessoal.)
Eu sempre salvo todos os meus recibos de compras, principalmente para renda variável, ajuda demais para depois calcular preço médio, etc. 😊
Ah, seria uma boa aqui na plataforma ter também uma ferramenta para ajudar nessa declaração a partir dos documentos, né @kitinvestidor, 😅
Primeira declaração com investimentos aqui. Informe da corretora basta ou precisa planilha paralela?
Salvei essa thread — boa referência para revisar no fim de semana.
Tô na mesma situação. Vou começar pela planilha simples que comentaram.
Informe ajuda muito, mas eu confiro tudo. Especialmente se teve venda com lucro.
Programar uma tarde só para cruzar extratos — tentar fazer em 20 minutos sempre dá erro.
Tesouro entra em Bens e Direitos com valor de 31/12. Não misturo com renda tributável de vendas na minha planilha.
No meu checklist pessoal: conferir CPF em todos os informes, consolidar operações de RV, separar day trade, guardar comprovantes de DARF pagos. Para regras atualizadas, uso /aprender/imposto-de-renda — não substitui contador se o caso for complexo.
Entre na sua conta para participar da conversa.
Entrar